por Ana Campos


A dobradinha livro e adaptação cinematográfica é sempre um risco. Mas, no caso de Harry Potter, ambos chegam a se bastar em si mesmos – há quem seja fã do bruxo criado por JK Rowling sem nunca ter lido uma linha. Mas a verdade é que, mais do que uma suposta rivalidade, os gêneros são complementares.

Os sete livros, que não economizam em número de páginas, captaram e cativaram crianças e jovens pelo mundo e forneceram ao cinema uma rica estória em termos narrativos e visuais. Já os filmes corresponderam a confiança e garantiram cenários deslumbrantes à saga. Para a sorte dos fãs, parte deles existe de verdade.

O trem a vapor Expresso Hogwarts, que aparece no filme de Harry Potter e existe de verdade (Divulgação)
O trem a vapor Expresso Hogwarts, que aparece no filme de Harry Potter e existe de verdade (Divulgação)

Mapeamos algumas das locações reais da saga que, como o próprio Harry Potter com a sua cicatriz singular, ganharam uma marca indissociável:

CASA DOS DURSLEY

Pode ocorrer a quem passar pela Rua Picket Post Close, em Bracknell (Inglaterra), que já a conhece de algum lugar… Pois ali, no número 12, está a casa da odiosa família Dursley, que hostilizou Harry durante a infância.

PLATAFORMA 9 ¾

A plataforma 9 ¾ da estação King’s Cross, que leva os estudantes até Hogwarts, foi quase materializada. Embora não leve ninguém através da parede, ela ganhou seu espaço em King’s Cross. Em homenagem à saga, há uma placa entre as plataformas 9 e 10 que identifica os peculiares 3/4. Os fãs podem emprestar o cachecol xadrez do uniforme bruxo e improvisar, com um carrinho de bagagem, o acesso ao expresso de Hogwarts.

HOGWARTS

Foram várias as locações de Hogwarts, mas pelo menos três castelos ingleses recebem visitas constantes de admiradores de Harry Potter.

No Castelo de Alnwick (Northumberland NE66 1NQ, Reino Unido) foram filmadas as cenas externas dos primeiros filmes – a mais emblemática é a da primeira aula de voo a bordo da vassoura.

Já para o interior de Hogwarts foi escolhida a Catedral de Gloucester, em Gloucester (12 College Green, Gloucester GL1 2LX, Reino Unido). Dá para reconhecer ali os corredores e as escadas da escola. O exterior e o interior da Catedral de Durham, em Durham (The College, Durham DH1 3EH, Reino Unido), também foram usados como cenário e algumas aulas foram gravadas no local.

OXFORD & HARRY POTTER

A Universidade de Oxford (Oxford, Inglaterra) também serviu de locação para a série. A Faculdade de Christ Church (St Aldate’s, Oxford OX1 1DP, Reino Unido) virou, no filme, a sala de jantar de Hogwarts – pano de fundo de diversos momentos cruciais da trama. Também é da universidade a biblioteca que aparece no filme – a Duke Humphrey’s Library (Old Bodleian Library, Broad Street, Oxford OX1 3BG).

A sala de jantar de Hogwarts, no filme de Harry Potter, ambientada na Faculdade de Christ Church (Divulgação)
A sala de jantar de Hogwarts, no filme de Harry Potter, ambientada na Faculdade de Christ Church (Divulgação)

 

BECO DIAGONAL

Nas telas, o Mercado Leadenhall (Gracechurch Street,EC3V 1LR), em Londres, foi adaptado para virar o Beco Diagonal, centro comercial dos bruxos.

LILIAN E TIAGO POTTER

Em um flashback, Lilian e Tiago, pais de Harry, aparecem sendo mortos por Lord Voldemort. O lar da família Potter, onde a tragédia acontece, fica em Lacock, uma vila do condado de Wiltshire, na Inglaterra. A fictícia Godric’s Hollow é a Church Street – a casa fica ao final da rua, próximo a Lacock Church (Church street, SN15 2LB).

EXPRESSO HOGWARTS

O nome do trem a vapor que leva os alunos à escola de magia atende, na vida real, pelo nome de Jacobite (no site, você acompanha a agenda do trem, que está com passeios abertos). Operado pela empresa West Coast Railway, o expresso faz o trajeto de Fort William até Mallaig, na Escócia. Os assentos, as cabines e as paisagens são familiares aos espectadores da série de JK Rowling, incluindo o inesquecível Viaduto de Glenfinnan. Dica: se for comprar um assento no trem, escolha o vagão D, onde o filme foi rodado.

O Expresso Hogwarts no Viaduto de Glenfinnan (Divulgação)
O Expresso Hogwarts no Viaduto de Glenfinnan (Divulgação)

 

CABANA DO HAGRID

A cabana do carismático Hagrid foi adaptada em Glencoe, um vale vulcânico da Escócia. O set foi montado do outro lado da estrada do Hotel Clachaig (Glencoe, Argyll PH49 4HX, Reino Unido), bem conhecido entre escaladores. O cenário, naturalmente, foi removido após as filmagens.