As bibliotecas são o que podemos chamar de “casa do conhecimento”. Guardam desde obras de diferentes épocas, autores e gêneros, a manuscritos, documentos raros, acervo multimídia, entre outros. Alguns desses locais são famosos também pelo design. E quem elege as melhores bibliotecas nesse quesito é Associação Internacional de Design de Interiores (IIDA, na sigla em inglês).

Em 2014, nove bibliotecas foram premiadas por combinarem excelência no design no espaço, criatividade, funcionalidade e satisfação do visitante ou leitor. Abaixo, separamos as seis principais, todas localizadas nos Estados Unidos (veja aqui a lista completa), país que tem mais de 120.000 bibliotecas.

Para quem está de passagem pelos EUA ou pretende visitar cidades como Nova York (NY), Midland (Texas), Filadélfia (Pensilvânia), Raleigh (Carolina do Norte), St. Louis (Missouri), vale a pena conhecer as bibliotecas eleitas pelo melhor design e o que elas guardam em seus acervos.

BIBLIOTECAS PÚBLICAS

Biblioteca Queens, premiada pelo espaço Discover!, voltado a crianças.

Onde: Nova York | Endereço: 89-11 Merrick Blvd, Jamaica

2a9

4a5

3a5


Biblioteca Centennial

Onde: Midland, Texas | Endereço: 2503 W Loop 250 N

centenial1

centenial2

centenial3


BIBLIOTECAS ESPECIAIS

Kislak Center – Coleções Especiais, Livros e Manuscritos RarosLocalizada na Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia, a biblioteca tem mais que o belo design a oferecer. A começar pelo acervo de manuscritos raros do período medieval e da Renascença. O acervo digital compartilha vários documentos de diversas outras bibliotecas da Filadélfia. Além disso, o site do Kislak Center oferece vários tours virtuais, muitos sobre a história do judaísmo, outro sobre os livros ilustrados do século 16, a tradução da Bíblia do rei James, uma mostra sobre os lugares da leitura, entre outros temas. E há ainda uma biblioteca com textos, autorais e da crítica, de Shakespeare, disponíveis na biblioteca Furness Shakespeare, um dos anexos do centro.

Onde: Universidade da Pensilvânia, Filadélfia | Endereço: Van Pelt-Dietrich Library Center, 6th floor 3420 Walnut Street

kislak3

A coleção de livros raros do Kislak Center

kislak5


BIBLIOTECAS ACADÊMICAS

Biblioteca James B. Hunt Jr. O local é chamado de “biblioteca do futuro” pela inovação tecnológica e disposição do prédio. Tem um acervo de mais de 5 milhões de volumes indexados. No acervo, ganham destaque as áreas de engenharia, ciência, tecnologia e agricultura, além das coleções especias sobre artes. Basta acessar o site para consultá-las.

Onde: Universidade da Carolina do Norte, em Raleigh | Endereço: Raleigh, NC 27695

j1

j2

j3


OUTRAS

Biblioteca Pública (Central).Criada em 1865, a biblioteca inicialmente era aberta apenas a sócios-pagantes e foi aberta ao público em  1874, com direito a serviço de delivery. Atualmente o local realiza eventos ligados ao movimento negro e das mulheres. O acervo reúne 4.6 milhões de itens.

Onde: St. Louis, Missouri | Endereço: 1301, Olive Street

stlouis1

stlouis2

 


Hamilton Grange Teen Center – Biblioteca Pública de Nova YorkO espaço hi-tech atende jovens entre 13 e 17 anos. Quem não puder ir até a cidade ainda pode aproveitar os tours virtuais da Biblioteca Pública de Nova York, com diferentes temas. Na área de literatura, vale a pena conferir as mostrar virtuas sobre a escritora Mary Shelley e a relação do autor Charles Dickens e o teatro.

Onde: Nova York, NY | Endereço: 503 West, 145th Street

HAMILTON2

HAMILTON3