por Andréia Martins


Trinity College Library, em Dublin (Irlanda), foi eleita a biblioteca mais deslumbrante do mundo numa votação recente do site Architecture and Design. A gente sabe que listas vão e vêm e as seleções dependem muito do gosto de quem elege. No entanto, o prédio tem méritos para ficar com o primeiro lugar (numa lista de 50 bibliotecas) e não só no quesito arquitetura e design.

Para começar, a biblioteca está localizada no campus da Trinity College, no coração de Dublin, cuja entrada está numa das vias mais movimentadas e famosas da cidade, a College Green. Além disso, o campus fica muito próximo de outros atrativos turísticos de Dublin, como a Galeria Nacional e o Museu Nacional da Irlanda. Ou seja, em apenas um dia você pode se programar para um passeio cultural e tanto.

A BIBLIOTECA TRINITY COLLEGE, EM DUBLIN, IRLANDA (DIVULGAÇÃO)
A BIBLIOTECA TRINITY COLLEGE, EM DUBLIN, IRLANDA (DIVULGAÇÃO)

O que nos interessa mesmo é um dos prédios da Trinity College Library, o Old Library. Trata-se da biblioteca que possui a maior coleção de manuscritos e livros impressos da Irlanda, não à toa é considerada a maior biblioteca do país. A Old Library tem o direito de receber gratuitamente uma cópia de todos os livros publicados na Irlanda e Reino Unido, ou seja, é também um rico acervo da produção literária e editorial irlandesas e britânicas.

A sala principal do prédio é a The Long Room, com dois andares. Ali estão guardados os livros mais antigos do acervo da instituição, cerca de 200.000 títulos. Cada fileira de livros no primeiro piso traz um busto de mármore de nomes importantes da filosofia, letras e outras áreas. São 48 bustos até agora, entre eles, de John Locke, Aristóteles, Francis Bacon e Shakespeare.

 

As fileiras do prédio The Long Room decoradas com bustos de mármore
AS FILEIRAS DO THE LONG ROOM DECORADAS COM BUSTOS DE MÁRMORE (DIVULGAÇÃO)

Além dos livros e bustos de acadêmicos, a biblioteca ainda possui um dos símbolos nacionais da Irlanda: a harpa de Brian Boru, líder irlandês, uma das três harpas gaélicas medievais que restam no mundo.

Uma relíquia da biblioteca é a obra Book of Kells (Livro de Kells), manuscrito com mais de 300 páginas escrito por monges celtas entre o final do século 6 e o início do 9, nos monastérios da Irlanda, Escócia e do norte da Inglaterra. O livro contém os quatro Evangelhos da Bíblia em latim, é ilustrado e traz um acabamento artístico muito detalhado. Por isso os volumes são considerados relíquias da arte religiosa medieval. Os manuscritos estão disponíveis para consultas online.

 

EXPOSIÇÃO DOS MANUSCRITOS DO THE BOOK OF KELL (DIVULGAÇÃO)
EXPOSIÇÃO DOS MANUSCRITOS DO THE BOOK OF KELL (DIVULGAÇÃO)

 

E como toda a tradicional instituição, nomes importantes passaram pela Trinity College. O escritor, ensaísta e dramaturgo Samuel Beckett formou-se em 1927, obtendo bacharelado em francês e italiano. Chegou a dar aulas na instituição, mas acabou partindo para outra.

Oscar Wilde (1854-1900) estudou na Trinity College em 1871, após ganhar uma bolsa no final de sua graduação na Portora Royal School, em Enniskillen. Ao final do primeiro ano, o escritor recebeu a maior condecoração dada a um estudante pela Trinity, a Foudantion Scholarship. O movito? Seu excelente desempenho nos clássicos.

O irlandês encerrou os estudos lá em 1874, sendo o primeiro aluno em Literatura Grega e com direito a outra bolsa, dessa vez para estudar em Oxford. Em homenagem a ele, a instituição criou o Centro Oscar Wilde, onde oferece cursos rápidos de escrita criativa.

 

PRÉDIO ONDE ESTÁ A TRINITY COLLEGE LIBRARY (DIVULGAÇÃO)
PRÉDIO DA TRINITY COLLEGE LIBRARY (DIVULGAÇÃO)

 

COLEÇÃO DE LIVROS ANTIGOS EXPOSTOS NA TRINITY; NA FOTO, LIVROS DE EDGAR ALLAN POE (DIVULGAÇÃO)
COLEÇÃO DE LIVROS ANTIGOS EXPOSTOS NA TRINITY; NA FOTO, LIVROS DE EDGAR ALLAN POE (DIVULGAÇÃO)

 


SERVIÇO

A parte da biblioteca Old Library fica aberta diariamente (exceto aos domingos), das 10h às 16h. Mas antes de ir, entre no site para conferir quais prédios e salões estão funcionando normalmente. A visita é paga (geralmente, €9). Todas as informações estão nos links abaixo:

Horários de funcionamento
Visitas guiadas
Exposições e próximos eventos