por Carol Cunha

A LIVRARIA ACQUA ALTA, EM VENEZA, NA ITÁLIA
A LIVRARIA ACQUA ALTA, EM VENEZA, NA ITÁLIA

Você já pensou em chegar de gôndola a uma livraria? Escondida nos passeios turísticos de Veneza, na Itália, essa é uma das experiências que a Libreria Acqua Alta di Frizzo Luigi , uma combinação única de antiquário e livraria, proporciona aos visitantes.

Localizada no centro histórico de Castello e próximo à Praça São Marcos, a Acqua Alta é parada obrigatória para quem é apaixonado por livros. Sua entrada seria discreta se não fosse por uma placa em inglês que saúda os visitantes: “bem-vindo à livraria mais bonita do mundo”.

O nome é inspirado no fenômeno de enchente do mar Adriático, chamado de “Alta Acqua”, que acontece no outono e inverno, tornando 70% da cidade navegável.

O local parece um charmoso mercado de pulgas, com um teto baixo e obras espalhadas por todos os cantos. Livros novos e usados de arte, cinema, história, romances, mapas e cartões-postais transbordam pelas paredes.

Uma gôndola com livros fica no meio da livraria. Mas o barco não está ali apenas como objeto de decoração. Quando chove ou a maré fica cheia, a livraria fica completamente inundada e os funcionários precisam usar galochas para lidar com a água até os tornozelos.

Mas não se preocupe: os livros ficam devidamente protegidos. Isso porque são colocados dentro de barcos, canoas e banheiras que simplesmente flutuam. No entanto, apesar disso, muitos sofrem com a umidade.

A ENTRADA DA ACQUA ALTA (REPRODUÇÃO)
A ENTRADA DA ACQUA ALTA (REPRODUÇÃO)

Toda a decoração de inspiração veneziana tem o toque do dono, Luigi Frizzio, um senhor de 73 anos que há dez anos resolveu comprar um antigo armazém para unir suas duas paixões: livros e gatos.

Seus gatos vivem pulando nos visitantes e dormindo entre as páginas de romances. E quando entra água na livraria, os bichanos possuem uma saída estratégica para o telhado.

O visitante pode ainda subir em uma escada improvisada, toda feita de livros de uma antiga enciclopédia. De lá você tem uma bela vista para os canais de Veneza. Livros, gatos, Veneza? Estamos dentro!!

acquaalta2
AS BANHEIRAS ‘DECORAM’ O CENTRO DA LIVRARIA (REPRODUÇÃO)

 

acquaalta
A LIVRARIA EM DIAS EM QUE A ÁGUA NÃO RESPEITA LIMITES (REPRODUÇÃO)

SERVIÇO

  • Sestiere Castello, 5176/B – Veneza, Itália
  • Das 9h às 20h
  • É claro que a livraria não tem site. Mas aqui você vê o que andam dizendo sobre ela.