por Andréia Martins


A escritora iraniana Cassandra Clare é conhecida pelas séries — best-sellers — de fantasia como Peças Infernais e Cidade dos Ossos, da série Instrumentos Mortais.

A ESCRITORA CASSANDRA CLARE, NA BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO (DIVULGAÇÃO)
CASSANDRA CLARE, NA BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO (DIVULGAÇÃO)

Em agosto de 2014 ela foi uma das convidadas da Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Na véspera de sua participação no evento, nós conversamos com ela no hotel e, durante a entrevista, a escritora revelou três lugares que considera de extrema importância para a sua formação e criação literária.

E é com ela que a gente estreia a coluna 3 Lugares, onde escritores vão contar quais as cidades ou lugares marcaram sua escrita e serviram de inspiração nos livros.

Cassandra escolheu falar de três grandes cidades: Londres, Nova York e Paris, esta última, uma inspiração real para criar a sua fictícia “cidade dos ossos”.


LONDRES (INGLATERRA)

Eu morei em Londres por quase um ano quando tinha 9 anos de idade. Meus pais me colocaram na escola nos EUA, mas em Londres não. Eles basicamente me disseram: você ficará fora da escola por um ano. Então o que você vai fazer? Ler. Eles me traziam pilhas de livros ingleses, como Sherlock Holmes, Jane Austin, Charles Dickens… eu tinha que ler todos esses. E essa era a ‘escola’. Após um ano eu senti como se tivesse uma intensa conexão com Londres e a literatura inglesa”.

 

A série Peças Infernais (Galera Record) é ambientada na Londres Vitoriana. A St. Brides Church (na Fleet Street) é tida como fonte de inspiração para o London Institute, um dos cenários da história.

A ÁREA INTERNA DA ST. BRIDGES CHURCH, EM LONDRES
A ÁREA INTERNA DA IGREJA, EM LONDRES

 

Veja outros cenários de Londres que aparecem na série Peças Infernais


NOVA YORK (EUA)

Eu cresci passando os verões em Nova York e, depois, quando eu me mudei para lá, a cidade me inspirou a escrever Cidade dos Ossos porque eu senti que é tipo de lugar no qual, se você reparar em algo pelo canto do olho, bem, isso pode ser qualquer coisa, pode ser um vampiro, um elfo, tudo. Sinto que tudo é possível em Nova York”.

A série Instrumentos Mortais é toda ambientada em Nova York. A própria Cassandra compartilhou uma mapa com alguns dos locais onde a história se passa:

mapademanhattan


PARIS (FRANÇA)

Nos subterrâneos da cidade de Paris há esse lugar enorme, para onde todos os esqueletos que não puderam ser enterrados nos cemitérios, por falta de espaço, foram levados. São as Catacumbas de Paris. Levaram esses esqueletos para lá e fizeram uma cidade em cima (risos). Há centenas de ossos lá; cadeiras, mesas e paredes feitas de ossos humanos. Isso também me inspirou a escrever Cidade dos Ossos. Meus pais moraram na França por três anos, e eu fui até esse lugar mais de uma vez. É realmente uma cidade dos ossos. Eu falo para as pessoas: ‘você quer ver como seria essa cidade? É só andar pelos subterrâneos de Paris”.

CORREDOR DAS CATACUMBAS DE PARIS
CORREDOR DAS CATACUMBAS DE PARIS
PILHAS DE OSSOS NO SUBTERRÂNEO DE PARIS
PILHAS DE OSSOS NO SUBTERRÂNEO DE PARIS

 

As Catacumbas de Paris ainda são pouco visitadas por turistas. Ok, a morbidez do local é compreensível, mas ao mesmo tempo, o torna peculiar e único. A organização das ossadas nos túneis começou em 1785. O local também aparece nos livros O Pêndulo de Foucault, de Umberto Eco, e Os Miseráveis, de Victor Hugo.

Serviço

  • 1 Avenue du Colonel Henri Rol-Tanguy | Paris
  • Aberto das 10h às 19h
  • Entrada: € 5 | Guias de áudio em inglês, francês e espanhol | No local também são realizados eventos e exposições  [Consultar preço antes de visitar]