por Andréia Martins


Sean Condon é um autor australiano que escreve livros de ficção, humor e viagem. Em My’Dam Life – Three Years in Holland, de 2003, ele fala sobre os anos que passou na Holanda acompanhando a mulher, sem conhecer nada do país.

mydamBem o livro não é exatamente um guia da cidade, mas traz boas dicas de lugares que fizeram parte do dia a dia do escritor. Um deles é o Café Papeneiland, em Amsterdã.

“Cafe Papeneiland é um lugar maravilhoso com um teto baixo com vigas expostas, uma pequena escadaria que leva até um pequeno banheiro, janelas com moldura de madeira e um painel de antiguidade descoberto no porão durante uma reforma há 15 anos. O bar está aqui desde 1642”, escreve Condon.

O café está localizado numa esquina famosa de Amsterdã, na Prinsengracht nº1 com a Brouwersgracht. Ali, as pessoas ocupam a calçada e ficam conversando enquanto comem, bebem e observam o movimento dos barcos  e lanchas que navegam pelo rio. Logo ali em frente ao bar você também pode embarcar num passeio, agendado no próprio balcão do Papeneiland.

A vista do lugar é muito retratada em pinturas e postais da cidade. Prinsengracht é um dos três principais canais de Amsterdã. Juntos, esses três canais formam o “fourth outlay”, um projeto que levou 50 anos para ser concluído e que em 2009 entrou para a lista de Patrimônio Mundial.

 

O CAFE PAPENEILAND, NA ESQUINA, EM UM DIA DE INVERNO EM AMSTERDÃ
O CAFE PAPENEILAND, NA ESQUINA, EM UM DIA DE INVERNO EM AMSTERDÃ

bar

 

Localizado no outro lado do canal, o Papeneiland é um dos cafés mais antigos de Amsterdã e era muito frequentado por católicos. A história é a seguinte: um túnel ligava a igreja Posthorn ao porão do café. A porta do porão ainda está lá. Pedindo de jeito simpático o barman pode te levar até lá.

O bar é chamado de “bruine kroeg”, como são conhecidos os locais feitos com madeira escura e que tem manchas de fumo na parede. Não há música ao vivo (a não ser em festas ou eventos especiais), tudo para valorizar a conversa. Os donos dizem que “a música são nossos clientes”.

Lá você encontra variadas opções de cervejas e de aguardentes e licores da tradicional destilaria Amsterdam Van Wees. Para comer, vale apostar nos populares sanduíches com queijo holandês e patê de fígado e a famosa torta de maçã caseira.

CAFE1

CAFE2

CAFE3

 


Serviço

  • Prinsengracht 2
  • De domingo à quinta, das 22h à 1h. Sexta e sábado, até às 3h.
  • Para quem pegar ônibus, a linha 3 Nieuwe Willemsstraat é a que passa mais perto do local. Para quem optar pelo metrô, a estação mais próxima é a Estação Central