por Maria Fernanda Moraes

Dave Lloyd, Alan Moore, Warren Ellis, Neil Gaiman, Barry Windsor-Smith são alguns dos nomes cultuados pelos fãs de histórias em quadrinhos. Além de terem produzido clássicos como Sandman, V de Vingança e Watchmen, eles têm outra coisa em comum: todos nasceram no Reino Unido.

Não é à toa que estão lá algumas das lojas mais legais especializadas em HQs. Numa caminhada entre o Soho e Picaddilly Circus, por exemplo, você pode encontrar três delas. Pra facilitar, listamos aqui estas e outras lojas espalhadas pelo Reino Unido:

FORBIDDEN PLANET, Londres

A Forbidden existe desde 1978 e é a veterana entre as lojas. Ela deu origem a duas das maiores redes do mundo especializadas nesse universo. A Forbidden Planet International também tem outras unidades espalhadas pelo Reino Unido e Estados Unidos.

Forbidden_Planet_London_January_2012

Na loja original, no centro de Londres, há de tudo um pouco: no primeiro andar ficam os objetos e lembranças relacionados aos quadrinhos, filmes, seriados e videogames. Há também camisetas, brinquedos e itens para colecionadores.

A loja também pode enlouquecer os fãs de séries. “Harry Potter”, “Star Wars” e “Game of Thrones” são alguns dos enredos cujas réplicas e produtos ocupam as prateleiras. Chegando ao subsolo, o visitante pode se deliciar com livros e quadrinhos.

A loja é conhecida pelas edições raras e tem também um estoque dedicado a publicações mais recentes. Há também seções dedicadas a mangás e livros de ficção científica e fantasia.

Orbital_Comics_Great_Newport_Street_450

ORBITAL COMICS, Londres

Frequentada por colecionadores, a Orbital Comics tem um grande corredor onde são expostas as revistas. Fica bem próxima da estação Leicester Square.

Também costuma realizar exposições temporárias e tem um espaço dedicado a publicações alternativas, com obras independentes americanas e inglesas.

Reza a lenda que o ilustrador de  “Miracleman”, Garry Leach, vive aparecendo por lá.

orbital-comics-credito_urban75
No corredor da Orbital, as revistas mais recentes são expostas na entrada (Foto: Urban 75)

30th CENTURY COMICS, Londres: 

Com carinha de livraria de bairro, a 30th Century existe desde 1994 e vende títulos vintage, que vão de 1900 até a década de  1970. A loja surgiu da paixão que quatro amigos compartilhavam pelos quadrinhos e é conhecida por ter  quadrinhos britânicos antigos, como  The Beano, Dandy e Eagle.

Os três co-fundadores que restaram ainda são fiéis ao lema da fundação: ‘Crumbly old magazines, for crumbly old people‘.

30thCenturyComics_credito_clandestinecritic

MEGA CITY COMICS, Londres: 

Mega-City Comics

A Mega City Comics surgiu em 1981, como uma mala direta que era enviada aos interessados.

Seis anos depois, foi inaugurada em a loja de Camden, que vende quadrinhos antigos e contemporâneos  e algumas raridades como a primeira edição do Homem-Aranha, pelo singelo valor de £ 6.000.

A loja também tem grande variedade de cartazes e emblemas.

corredor-da-mega-city_credito_comicgoods
Espaço interno da Mega City (Foto: GoodComics)

DEADHEAD COMICS, Edinburgo:

A loja fica em Edinburgo, Escócia
A loja fica em Edinburgo, Escócia

A loja foi fundada por Gafin Austin e já tem 25 anos de existência. É especializada em títulos escoceses, mas os visitantes também encontram uma grande variedade de quadrinhos e graphic novels de todo o mundo.

A Deadhead Comics tem títulos escoceses como Toasty Cats, Super Tails e Fugitive Bullets. Desde 1989, quando fundou a loja, Gafin tem sido um grande apoiador do New British Comics, uma organização que ajuda novos escritores e ilustradores a entrar na indústria.

AREA 51, Bristol

area51A Area 51 não tem apenas histórias em quadrinhos, mas também jogos de tabuleiro, RPGs e figuras de ação. Perfeito para aqueles que querem experimentar a nostalgia de uma loja de quadrinhos old-school.

Foi inaugurada em 1997 por Erin McDonald, é especializada em graphic novels e histórias em quadrinhos contemporâneos, e também mantém um clube semanal livre, onde viciados em jogos antigos podem jogar Citadel, Demons e Samurai.

GOSH! COMICS, Londres

A bonita fachada da Gosh!
A bonita fachada da Gosh!

A Gosh! está localizada numa rua que tem vários pubs, galerias, lojas de discos e barracas de comida, a Berwick Street. No primeiro andar, o visitante encontra quadrinhos de várias nacionalidades e gêneros. No subsolo estão as revistas mensais de super-heróis.

A loja ainda vende edições autografadas por preço de capa. É possível encontrar, por exemplo, livros de Robert Crumb assinados pelo artista por menos de £ 25 (R$ 118).

É a mais moderna loja de quadrinhos de Londres e também oferece livros de design gráfico.

OK COMICS, Leeds

A loja tem fachada simples, mas não se engane: esconde uma abundância de títulos e, ainda, foi nomeada uma das mais importantes lojas de HQs na Comic Con, em San Diego.

O dono da Ok Comics, Sr. Jared Myland, abriu a loja há 12 anos e continua mantendo os mesmo quatro funcionários.

A fachada da Ok Comics, eleita uma das melhores lojas de HQs do mundo (Foto: BBC)
A fachada da Ok Comics, eleita uma das melhores lojas de HQs do mundo (Foto: BBC)