por Maria Fernanda Moraes

A organização britânica Lovereading lançou em maio uma ideia bem legal: um mapa de livros que traz assinalado, pelo mundo todo, o lugar onde se passa cada história.

A partir do mapa mundi, você pode clicar em cada ícone que representa uma obra e logo aparece o título do livro, autor, a capa e uma sinopse rápida, de no máximo duas linhas.

mapa_de_livros
O mapa conta com 200 livros, inicialmente

O projeto conta inicialmente com 200 livros cadastrados, mas esse número vai aumentando a partir das atualizações do site, que também possibilita que os visitantes incluam livros.

O Brasil ainda não tem nenhum livro cadastrado, mas países da América Latina como Peru e Colômbia já aparecem. Os clássicos Cem anos de solidãoO amor em tempos de cólera, de Gabriel García Márquez, já aparecem no mapa.

No detalhe, a sinopse que aparece ao clicar num livro
No detalhe, a sinopse que aparece ao clicar num livro

A sangue frio, de Truman Capote, e On The Road, de Jack Kerouac, estão na lista dos Estados Unidos. Livros mais recentes como Garota Exemplar, já constam no mapa do Missouri.

A Europa tem várias marcações: no Reino Unido, de Charles Dickens à série Harry Potter de J.K. Rowling, A menina que roubava livros, na Alemanha; Balzac, na França; e muito mais.

Entre no site e se divirta! http://www.lovereading.co.uk/