por Maria Fernanda Moraes

Cemitério da Consolação, em São Paulo

tumulo-monteiro

Foi inaugurado em 1858, quando a região da Consolação era uma localidade afastada da cidade. Ele é o mais antigo cemitério em funcionamento em São Paulo, e foi fundado para substituir o costume de se fazer sepultamentos no interior de igrejas.

Tem mausoléus criados por escultores famosos, como Bruno Giorgi e Victor Brecheret. Lá estão enterrados artistas e personalidades da política brasileira, como a Marquesa de Santos, os escritores Monteiro Lobato, Mário de Andrade e Oswald de Andrade, a pintora Tarsila do Amaral, o arquiteto Ramos de Azevedo e os atores Rubens de Falco e Armando Bogus.

No cemitério está também o mausoléu da família Matarazzo, o maior da América Latina, com 25 metros de altura, do subsolo ao cume.

visita_noturna

A partir de novembro deste ano, o cemitério oferecerá visita guiadas noturnas. Nessa fase experimental, as visitas só poderão ser reservadas por guias turísticos e agências cadastradas na SPTuris, quinzenalmente das 19h às 21h. Caso os testes tenham êxito, a visita será liberada ao público em fevereiro de 2016.

Outra novidade é que os túmulos e obras do Cemitério da Consolação tem QR Codes instalados em alguns deles. Para ler este tipo de código, basta baixar aplicativo leitor de QR Code no smartphone, apontar a câmera e obter a informação. Acesse aqui o mapa com o guia do cemitério.

Endereço:
Rua da Consolação, 1660
Tel.: (11) 3258-6274

Cemitério Old Jewish, em Praga (República Tcheca)

Old Jewish Cemetery2É um cemitério do século XV que guarda os corpos de mais de 100 mil judeus. Um de seus sepultados famosos é escritor Franz Kafka.

Os anos foram passando e a procura por covas aumentou, mas o espaço não podia mais ser expandido. Por isso, sepulturas foram sendo colocadas uma em cima da outra, formando mais de 12 camadas de túmulos.

Endereço:

Siroka 3 | entrada pela Pinkas Synagogue

Inglaterra

Cemitério de Saint James

saint_james

Tem fama de ser mal-assombrado por fantasmas e vampiros e também é conhecido como Highgate, nome do bairro de Londres onde está localizado. Um dos mais tradicionais e exuberantes cemitérios londrinos, com mausoléus construídos em estilo vitoriano, revival egípcio, revival tudor e outros.

As visitas são feitas apenas com monitores para garantir a segurança dos diversos entalhes e esculturas espalhados pelo cemitério. Destaque para a ala egípcia, para o “círculo do Líbano” e para o columbário. No Saint James estão os restos mortais do sociólogo alemão Karl Marx (em um local separado para expulsos da Igreja Anglicana), de George Elliot (pseudônimo da escritora Mary Ann Evans) e Charles Dickens, autor de “Oliver Twist” e “David Copperfield”.

Endereço:
Swain’s Ln, London N6 6PJ, Reino Unido

Bunhill Fields

Fica na área central da cidade e guarda os túmulos do poeta William Blake (1757-1827) e do escritor Daniel Defoe (1660-1731). Foi fundado em 1665 pela administração de Londres, num terreno que desde o século 12 pertencia à catedral de Saint Paul.

Endereço:
City Road com Bunhill Road, EC1, Reino Unido

La Recoleta, em Buenos Aires (Argentina)

La-Recoleta-Cemetery_expedia

Fundado em 1822, ele é o primeiro cemitério público da cidade de Buenos Aires. Ficou famoso pelo túmulo de Evita Perón, a ex-primeira-dama argentina. Mas descansam também no bairro nobre de Recoleta os restos mortais de Adolfo Bioy Casares.

Endereço:
Junín 1760, 1113 CABA, Argentina

Cimetiere du Père-Lachaise, em Paris (França)

Minolta DSC

 

Foi inaugurado em 1804, por Napoleão e é um dos pontos turísticos mais procurados na capital francesa. E não é à toa: estão enterradas ali muitas celebridades, como os escritores Honoré de Balzac, Oscar Wilde, Marcel Proust, o sociólogo Pierre Bordieu, as cantoras Maria Callas e Edith Piaf e o roqueiro Jim Morrison.

O site tem uma “visita virtual” que permite ver panoramas do local e “visitar” os túmulos mais famosos:
http://www.pere-lachaise.com/

Endereço:
16 Rue du Repos, 75020 Paris, França

Cimetière de Montparnasse, em Paris

baudelaireO cemitério atrai uma grande quantidade de turistas para visitar o túmulo de vultos famosos que estão enterrados lá.

Desde o poeta Charles Baudelaire, os filósofos Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir, o compositor Serge Gainsbourg, o escritor argentino Julio Cortázar, o empresário André Citroën (fundador da fábrica automobilística que leva seu nome), a atriz americana Jean Seberg, a filósofa americana Susan Sontag, a atriz libanesa Delphine Seyrig até o dadaísta romeno Tristan Tzara, entre outros.

Endereço:
3 Boulevard Edgar Quinet, 75014 Paris, França

Cemitério Tijvin, em São Petersburgo (Rússia)

Dostoevski(grave)Autor de “Crime e Castigo”, “Notas do Subsolo”, “O Jogador” dentre outros, o romancista russo Fiódor Dostoiévski é um dos escritores mais lidos do século.

Morreu em 9 de fevereiro de 1881 e foi enterrado no Cemitério Tijvin, dentro do monastério Alexander Nevsky em São Petersburgo. Estima-se que o funeral foi assistido por cerca de sessenta mil pessoas.

Endereço:
Naberezhnaya reki Monastyrki, 1, St Petersburg, Rússia,

 

 

 

Pierce Bros Westwood Village Memorial Park, Los Angeles

truman

É aqui onde está sepultado o escritor Truman Capote, símbolo do New Journalism norte-americano. Um grande número de estrelas também descansa ali: a atriz Marilyn Monroe, o compositor Roy Orbison, o músico Frank Zappa, entre outros.

Endereço:
1218 Glendon Avenue

Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro

O cemitério foi inaugurado em 1852 e o poeta Álvares de Azevedo foi um dos primeiros sepultados no local.

Além de estrelas da música como Carmen Miranda, Tom Jobim e Vinicius de Moraes, lá se encontra também a cripta da Academia Brasileira de Letras, com os túmulos de Machado de Assis e Manuel Bandeira, entre outros literatos.

Endereço:
Rua General Polidoro, s/n com Rua Real Grandeza, s/n
Tel: (21) 2527-0648, 2539-6057