por Maria Fernanda Moraes

Alice amanheceu florida nesta primeira semana de abril. Uma cherry blossom (flor de uma árvore bastante comum no Japão) desabrochou despretensiosamente bem atrás da estátua dos personagens de Lewis Carroll que habitam o Central Park desde 1959.

A estátua de Alice no País das Maravilhas tem os principais personagens da história: o Chapeleiro Maluco, o Coelho e o Gato. Ela fica localizada ao lado do Conservatory Water, um lago já bem conhecido no parque, e leva as crianças à loucura.

Isso porque além do encantamento com a magia da história concretizada ali, ela é uma das únicas estátuas do parque em que os visitantes podem interagir, ou seja, as crianças se divertem subindo e escalando os personagens de bronze.

Na verdade, depois de todos esses anos, as marcas de mãos e pés na superfície polida da estátua já fazem parte da obra.

alice_estatua_central_park
Alice e os personagens da história de Lewis Carroll (foto: site Bagels and Yellow Cabs)

A estátua tem 11 metros de altura, fica na altura da 74th Street, do lado leste do Central Park, e foi encomendada em 1959 pelo filantropo George Delacorte em homenagem à sua falecida esposa.

Próximo à escultura também está gravado um trecho do poema favorito de Margarita Delacorte, “Jabberwocky”, também de Lewis Carroll:

Twas brillig, and the slithy toves / Did gyre and gimble in the wabe”.

Andersen também está imortalizado no parque (foto: Ephemeral New York)
Andersen também está imortalizado no parque (foto: Ephemeral New York)

Ali pertinho da Alice também é possível encontrar outro personagem do mundo infantil. Hans Christian Andersen também está imortalizado em bronze no Central Park.

A estátua do poeta e escritor dinamarquês autor de clássicos infantis como O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo e A Pequena Sereia também fica localizada ao lado do Conservatory Water.

[button url=http://google.com icon=pin]Localização da estátua de Hans Christian Andersen, Central Park, NYC [/button][put_wpgm id=141]

* A foto da estátua da Alice é do Instagram do site Bagels and Yellow Cabs.