por Maria Fernanda Moraes

Books_of_Wonder
(foto: Books of Wonder)

VISITADO


Era uma terça-feira. Desci na estação de metrô Union Square, atravessei a praça e fui andando pelas redondezas, vendo o Greenwich Village cheio de estudantes que saíam da escola.

Comi um hambúrguer na Ave of the Americas e fui seguindo em direção à 18 W 18th St, onde tinha um ponto marcado no meu mapa de visitações em Nova York: a Books of Wonder.

[button url=http://google.com icon=pin] MAPA: Books of Wonder [/button][put_wpgm id=148]

 

books-of-wonder
A charmosa porta verde giratória da entrada (foto: Books of Wonder)

Ainda era meio da tarde, perto das 16h, quando cheguei na porta da livraria. Mas o dia chuvoso e a iminência do inverno já davam ares de noite àquela hora. Um andaime desses comuns na cidade ocupava quase todo o espaço da calçada e as pessoas tinham que ir desviando das hastes de ferro para chegar até a porta.

Ela, porém, não era um porta qualquer. De madeira e pintada de verde, a porta giratória pesada e com aparência antiga é o portal mágico da Books of Wonder.

Este é um espaço nos fundos da livraria, com mesinhas para sentar e ler (foto: Maria Fernanda Moraes)
Este é um espaço nos fundos da livraria, com mesinhas para sentar e ler (foto: Maria Fernanda Moraes)

Entrei fugindo da chuva e a trilha sonora de Natal já me puxou pelos ouvidos (sim, era dezembro). Lá dentro, quentinho, sem chuva, música ao fundo, carpetes pelo chão e aquela sensação de sentar no sofá de casa e ler um livro.

IMG_4111
As inúmeras prateleiras (foto: Maria Fernanda Moraes)

Apesar da fachada razoavelmente discreta, o interior da livraria é bem grande. À direita, logo que se entra, fica uma lanchonete onde as crianças podem reservar e fazer a festa de aniversário por ali.

Ao lado, um espaço de leitura onde se seguem as inúmeras prateleiras segmentadas por idade: de infantil a juvenil.

IMG_4112
Outro espaço de leitura próximo à lanchonete (foto: Maria Fernanda Moraes)

Ali dentro é realmente um mundo mágico. Você encontra livros dos mais diversos tipos e temas. Como fui perto do Natal, a sessão temática era incrível.

Eu não sou grande conhecedora do mundo editorial infantil/juvenil, mas fiquei realmente impressionada com a variedade e com a qualidade das publicações, dessas que não subestimam os pequenos, sabe? Funcionários atenciosos, ambiente aconchegante e um mundo de livros para descobrir.

img_0517
Decorações fofinhas <3 (foto: Books of Wonder)

A HISTÓRIA DA LIVRARIA 

A Books of Wonder foi fundada em 1980 e é a maior e mais antiga livraria especializada em literatura infantil e juvenil de Nova York.

Ela ficou famosa depois que serviu de inspiração para a livraria que aparece no filme Mensagem para Você, de 1998, com a Meg Ryan e o Tom Hanks, quem se lembra?

Na história, a Meg Ryan é dona da The Shop Around the Corner, uma livraria pequenina que enfrenta a concorrência da recém inaugurada Fox Books (uma referência à gigante Barnes & Noble), comandada pelo Tom Hanks.

(foto: betweennapsontheporch)
Uma cena do filme que recria o ambiente da livraria (foto: betweennapsontheporch)

Os donos da livraria contam que toda essa história em torno do filme aconteceu assim: a escritora e diretora Nora Ephron já era cliente e amiga dos donos da Books of Wonder. Ela e a irmã, Delia Ephron, co-autora do filme, já tinham em mente a loja como um modelo ideal de livraria infantil para estrelar no filme.

Um belo dia, a equipe de filmagem apareceu na Books perguntando se podiam passar um tempo por ali observando, fotografando e fazendo imagens para recriar aquele ambiente no estúdio.

Durante dois meses foi isso que aconteceu: sempre havia alguém da equipe por ali, tentando capturar um pouco da atmosfera. A própria Meg Ryan, protagonista e dona da livraria infantil no filme, passou um dia trabalhando na loja, para se preparar para o papel.

books
No caixa, aquelas quinquilharias que a gente adora: canecas, postais, sacolas… tudo personalizado (foto: Maria Fernanda Moraes)

Quando o cenário que a equipe montou ficou pronto, os livreiros da Books também foram convidados ao estúdio para garantir a autenticidade do que havia sido reproduzido ali.

A equipe conta que adorou a sensação de ver os nomes com agradecimento nos créditos finais do filme. Desde então, é mais do que comum alguém entrar na livraria e perguntar: “É verdade que Mensagem para Você foi filmado aqui?”

books_of_wonder

 

Na verdade, as cenas do filme que mostram a fachada externa da loja foram feitas no Upper West Side, num lugarzinho que era uma delicatessen à época, que fica na 106 West 69th Street. Ou seja, não há cenas reais da Books of Wonder no filme.

TESOUROS ESCONDIDOS

IMG_4108
Detalhe dos livros raros, que ficam guardados em cristaleiras (foto: Maria Fernanda Moraes)

No fundo da loja fica uma sessão muito especial da livraria: a de livros antigos e raros, que são expostos em cristaleiras antigas belíssimas.

Na verdade, a história da Books começou por ali. A ideia do dono era trabalhar apenas com livros raros, mas depois resolveu ampliar o horizonte.

A agenda de eventos com os autores também é bem agitada, vale sempre conferir no site o que está rolando.

Site da livraria: http://www.booksofwonder.com/

 

 

 

SERVIÇO

  • 18 W 18th St, Nova York
  • De segunda à sábado, das 10h às 19h
  • Domingos, das 11h às 18h

Como chegar (ônibus ou metrô):

  • 1 e 2 (vermelha) trains to the 18th St. stop on 7th Ave.
  • F e M (laranja) trains to the 14th St. or 23rd St. stops on 6th Ave.
  • 4, 5 e 6 (verde), L (cinza), N, Q, R (amarelo) trains to Union Square (17th St. and 5th Ave.)