por Maria Fernanda Moraes

bondinho011
foto: Centro Histórico de Curitiba

A Rua XV de Novembro é um ponto bem conhecido em Curitiba: comércio popular, vai e vem de gente, aquele burburinho típico de centro da cidade.

Em 1973, depois que foi feita a implantação do calçadão da Rua das Flores, a esquina da Rua XV com a Rua Ébano Pereira também ganhou um presente: um bondinho, desses que circulavam antigamente pelas ruas das cidades.

[button url=http://google.com icon=pin] Bondinho da Leitura, Rua XV de Novembro [/button][put_wpgm id=153]

Este, especificamente, não rodou por Curitiba, veio de Santos, litoral de SP, para ornamentar o calçadão recém inaugurado.

bondinho03
foto: Centro Histórico de Curitiba

Até meados da década de 1980, o Bondinho funcionava como uma área de recreação para as crianças. Os pais e mães iam fazer compras no comércio do centro e tinham aquele espaço para deixar os pequenos, que oferecia atividades pedagógicas e artísticas.

Depois, o Bondinho também funcionou como Posto de Informações Turísticas da Secretaria Municipal de Turismo.

bondinho05
foto: Centro Histórico de Curitiba

Foi em 2010, após uma revitalização, que o espaço ganhou o nome de “Bondinho da Leitura”, que é parte das ações do programa Curitiba Lê, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba.

Junto com o novo nome, uma nova função social dentro desse espaço aparentemente pequeno: um acervo literário com mais de 2.500 obras que estão disponíveis para empréstimo gratuito.

bondinho07
foto: Centro Histórico de Curitiba

Quem circula pelo calçadão pode emprestar livros apresentando um documento de identificação, é bem simples. E quem quiser ler por ali, também rola. O espaço é interno é uma graça!

bondinho_circulandoporcuritiba
foto: Circulando por Curitiba

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

  • Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h30
  • Sábados, das 8h30 às 14h30
    [/ul]

* Com informações do site Centro Histórico de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba.