por Andréia Martins, em Montevidéu


VISITADOImagine que você está no meio da Avenida 18 de Julio ou da agitada rua Sarandí, em Montevidéu (Uruguai), e busca um respiro para escapar do movimento. Nesses dois pontos, a sua rota de fuga para entrar em outro universo são duas livrarias: a Más Puro Verso e Puro Verso, locais que os leitores não podem deixar de conhecer na capital uruguaia.

A Más Puro Verso chama atenção pelo ambiente, seleção de livros e também pelo prédio no estilo art nouveau em que fica, o edifício Pablo Ferrando, entre a Praça Constituição e a Porta de la Ciudadela, na Praça da Independência.

LIVRARIA MÁS PURO VERSO
LIVRARIA MÁS PURO VERSO

Inaugurado em 1917, o prédio abrigou uma empresa de materiais ópticos que foi desativada em 1999. Em 2008, a livraria passou a ocupar o térreo e o mezanino do local, onde funciona um restaurante (com boa comida e café e com bons preços). O elevador antigo, possivelmente o primeiro instalado na cidade, ainda funciona. As escadas de mármore e o vitral que o visitante encontra ao subi-las são outras atrações da livraria.

Após o primeiro lance de escadas, você encontra uma mesa com algumas raridades que não estão à venda: edições antigas de livros sobre o artista Torres Garcia e a primeira edição do livro Obras Completas, do argentino Jorge Luis Borges, entre outros.

20161024_135030
FACHADA DA MÁS PURO VERSO
O PRIMEIRO PISO DA LIVRARIA MÁS PURO VERSO, EM MONTEVIDÉU
O PRIMEIRO PISO DA LIVRARIA MÁS PURO VERSO, EM MONTEVIDÉU

 

MAIS LIVROS E O CAFÉ NO MEZANINO DA MÁS PURO VERSO
MAIS LIVROS E O CAFÉ NO MEZANINO DA MÁS PURO VERSO

Já a Puro Verso, localizada em uma das ruas que corta a movimentada avenida 18 de Julio, está há três anos neste endereço, em uma prédio estreito de três andares. A livraria parece uma caixa e é um desses locais onde depois de passar da porta você se teletransporta para outro mundo.. Logo na entrada, Clarice Lispector ocupa lugar de destaque em uma prateleira. De outros autores nacionais, ainda há Vinicius de Moraes e Ferreira Gullar com diversos títulos pelas estantes.

A FACHADA DA PURO VERSO. TUDO O QUE SE VÊ SÃO LIVROS, LIVROS E LIVROS
A FACHADA DA PURO VERSO. TUDO O QUE SE VÊ SÃO LIVROS, LIVROS E LIVROS
A LIVRARIA PURO VERSO
A LIVRARIA PURO VERSO

A rádio toca jazz e MPB, e o lugar tem um silêncio muito particular. O espaço entre os estandes de livros é estreito, os vendedores e outros visitantes não atrapalham, o que permite ao leitor entregar-se tranquilamente à busca dos livros, novos ou usados, saiba você ou não o que procura. No segundo piso, cada passo é marcado por um “crek-crek” do piso de madeira, mas nada que assuste o leitor mais determinado a encontrar um livro.

E falando nos livros, assim como em qualquer boa livraria da cidade, nas duas livrarias a oferta de autores latino-americanos é grande, e suas especialidades são obras humanistas, de política, sociologia e poesia.


SERVIÇO

  • Más Puro Verso | Peatonal Sarandí, 675 – Cidade Velha
  • Puro Verso | Yi, 1385 (entre a Av. 18 de Julio e Colonia)
  • Segunda a sexta, das 10h às 20h; sábado das 10h às 18h