AGENDA LITERÁRIA

Veja as datas dos principais eventos literários do Brasil MÊS A MÊS:

(para incluir um evento na agenda literária, envie um e-mail para: roteirosliterarios2@gmail.com)


DEZEMBRO

SP | Feria de Livro da Mário

Neste final de semana a biblioteca Mário de Andrade, no centro de São Paulo, sedia mais uma feira de livros para a alegria dos leitores. Selos independentes e editoras grandes estarão por lá.

 

SP | Exposição Ziraldo

O novo espaço cultural da editora Melhoramentos, a Casa Melhoramentos, sedia a exposição Os planetas de Ziraldo.

Com curadoria de Daniela Thomas, filha do cartunista, e Adriana Lins, produtora e fotógrafa, a exposição tem como ponto de partida o fascínio de Ziraldo pelo universo, que inspirou obras como a coleção Os meninos dos planetas e ainda Flicts, O planeta lilás e O pequeno planeta perdido.

  • Local: Casa Melhoramentos. Rua Tito, 479 – São Paulo / SP
  • Data: até 22 de dezembro.

SP | Peça: Grande Sertão: Veredas

O espetáculo-instalação “Grande Serão: Veredas” será montado em um dos locais mais icônicos da arquitetura da cidade de São Paulo: a Área de Convivência do Sesc Pompeia.

Bia Lessa propõe a um só tempo uma peça de teatro e uma instalação em sua adaptação do livro Grande Sertão: Veredas – matriz do moderno romance brasileiro e obra-prima de João Guimarães Rosa. A peça traz para o palco a saga do jagunço Riobaldo, que atravessa o sertão

Em cartaz de 24 de novembro a 24 de fevereiro, o espetáculo é estreado por Caio Blat, Luiza Lemmertz, Leo Miggiorin, Luisa Arraes, Balbino de Paula, Daniel Passi, Elias de Castro, José Maria Rodrigues, Lucas Oranmian e Clara Lessa.

Ingressos e mais informações: bit.ly/grande-sertao-sescpompeia

SP | SLAM, POESIA FALADA

O SLAM BR – Campeonato Brasileiro de Poesia Falada chega a sua 5ª edição e vai reunir, entre 12 e 16 de dezembro, no CineSesc e Sesc Pinheiros, em São Paulo, 25 campeões e campeãs estaduais de poetry slam.

A programação também inclui a exibição do premiado documentário Voz de Levante, sobre o slam no Brasil.

Clique aqui para mais informações.

 

PORTO ALEGRE | Exposição Fernando Pessoa

O Santander Cultural apresenta a mostra A minha arte é ser eu, que celebra os 130 anos do poeta Fernando Pessoa e apresenta ao público o rico acervo pertencente à Coleção Lecticia e José Paulo Cavalcanti.

Santander Cultural: rua Sete de Setembro, 1.028
Até 30 de dezembro
Terças a sábados, das 10h às 19h. Domingos, das 13h às 19h.
Entrada franca.

TÁ ROLANDO ATÉ 2019…

SP | Millôr: Obra Gráfica, no IMS

Exposição no Instituto Moreia Salles, em São Paulo, exibe desenhos de toda a carreira de Millôr Fernandes. Grátis até 20 de janeiro de 2019. Clique aqui para mais informações.

SP | Quadrinhos, no MIS

A megaexposição sobre o gênero fica em cartaz no MIS  (Museu da Imagem e do Som) até 31 de março de 2019. A mostra faz uma ampla retrospectiva da 9ª Arte contada através de revistas, artes originais e itens raros dos diversos gêneros das HQs – super-heróis, infantis, terror, aventura, romance, mangá, faroeste e muitos outros – em ambientes temáticos e imersivos que ocupam todas as áreas do Museu, apresentando também a influência das HQs na cultura pop e em outras mídias como cinema, rádio e TV.  A programação paralela inclui curso, oficina, cinema e bate-papo com artistas. Clique aqui para mais informações.